• Redaction Radio ALFA
Dimanche 22 Avril 2018
  Actualité

Marcelo e Costa recebidos pelo Presidente francês

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, vão ser recebidos pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, em Paris, na segunda-feira, informou o Palácio do Eliseu.

Retour au début  França/Marcelo Rebelo de Sousa:

O encontro foi já confirmado pelo Presidente da República português, numa nota colocada no ‘site’ da instituição na Internet.

Numa nota enviada à agência Lusa, o Palácio do Eliseu refere ainda que o Presidente francês vai também estar na segunda-feira no cemitério militar português de Richebourg, no norte de França, ao lado de Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa por ocasião do centenário da Batalha de La Lys, travada em 09 de abril de 1918, em plena I Guerra Mundial.

A Presidência portuguesa indica também que Marcelo e Costa terão na segunda-feira um “pequeno-almoço de trabalho” com Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu, em Paris, às 08:00.

Os dois chefes de Estado e o primeiro-ministro português seguem depois para o norte de França, onde vão decorrer as celebrações do centenário da participação portuguesa na Batalha de La Lys, na I Guerra Mundial.

“O Presidente da República [francesa] e o Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, vão deslocar-se a Richebourg (Pas-de-Calais), segunda-feira, 09 de abril, no âmbito do centenário da Batalha de La Lys”, lê-se na nota de imprensa do Palácio do Eliseu.

Às 10:20 está prevista a chegada dos dois Presidentes à entrada do cemitério de Richebourg e às 10:25 têm lugar as honras militares.

Segundo a mesma nota, às 10:30 tem lugar a cerimónia com hinos nacionais cantados por crianças de quatro classes de escolas primárias das localidades de Richebourg e de Vieille-Chapelle, será descerrada uma placa comemorativa do centenário e serão proferidos os discursos dos Presidentes da Repúblicas portuguesa e francesa.

Depois serão ainda colocadas coroas de flores, homenageados os mortos e assinado o livro de ouro, estando o fim da cerimónia programado para as 11:15 com a partida de Emmanuel Macron, que já não vai participar no resto da agenda portuguesa de comemorações do centenário da Batalha de La Lys.

Alfa/Lusa.

Le: 06/04/2018 15:12:04
  M.Alexandre

 Extrait(s) sonores trouvé(s)

Aucun extrait trouvé pour cet article